Casamento

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

As 5 Linguagens do Amor. Você sabe qual é a sua e de seu (ua) amado (a)?

Escrito pelo Beto 

"O amor não depende exclusivamente das emoções. Amor é o que você faz e diz, não apenas o que você sente" Gary Chapman

Existem muitas formas de demonstrar que amamos outra pessoa. Dando presentes, dedicando tempo a outra pessoa, contratando o “Loucuras de amor”, sendo prestativo, fazendo uma serenata, enviando bilhetinhos, abraçando, fazendo cafuné, enviando flores e até mesmo falando com todas as letras “eu te amo”.

Mas você tem certeza de que a forma como demonstra amor ao seu parceiro(a) faz ele(a) realmente se sentir amado?

O questionamento acima pode soar estranho a príncipio, mas faz todo o sentido. Isso por que temos a tendência de geralmente demonstrar amor da forma que mais gostamos de receber, sem saber se a outra pessoa se sentirá amada.

Afinal, quem garante que a sua linguagem de amor é a mesma que a de seu (ua) parceiro(a)?

Segundo Gary Chapman existem cinco linguagens de amor. Abaixo vamos decifrá-las:

1 - Toque Físico: Essa é a primeira linguagem de amor que aprendemos, e se notarmos é uma das formas que as crianças mais demonstram amor. Ela é expressa através de abraços, mãos dadas, beijos, cafunés e carinho. Não vamos confundir toque físico com sexo. Apesar de o ato sexual estar intimamente ligado ao toque físico ele não demonstra que essa é a principal linguagem de amor da pessoa amada.

2 - Tempo de Qualidade: Aqui o amor está ligado ao tempo que você dedica a outra pessoa, sem ter nenhuma outra distração. Seja assistindo filmes, conversando, comendo pipoca ou simplesmente deitado no gramado e contando estrelas.
3 - Atos de serviço: Nessa linguagem o amor é sinônimo do verbo fazer. Assim o amor é desmontrado através de tarefas simples como lavar louça, organizar roupas, lavar o carro ou fazer qualquer tipo de ação para ajudar o (a) companheiro (a).

4 - Palavras de afirmação: Aqui temos uma das formas de demonstrar amor mais comuns. As palavras de afirmação podem ser elogios a pessoa amada e até mesmo a reafirmação do que ela sente pelo outro. Resumindo: é a manifestação verbal dos sentimentos.

5 - Presentes: Alguns estudiosos dizem que uma pessoa pode sentir a mesma sensação ao dar ou receber presentes. Não é para menos que essa é uma das linguagens de amor. E não está ligada necessariamente ao valor monetário, mas ao valor sentimental do presente. Uma flor roubada de um jardim, um pedaço de guardanapo com um bilhete, ou até mesmo aquela foto do primeiro beijo em um porta-retrato baratinho podem soar como declarações fortes de amor.

Agora que você já sabe quais são as linguagens do amor fica fácil identificar aquela que mais nos identificamos, certo?
Errado.

Na verdade todos nós temos necessidade de demonstrar e receber todas as linguagens de amor acima descritas, porém sempre existe uma que é considerada como nossa primeira linguagem e é com a demonstração dela pelo(a) companheiro(a) que nos sentimos mais amados.

Mas, como podemos saber qual é nossa primeira linguagem do amor? E a da pessoa amada?

Não existe uma fórmula mágica para descobrir, mas algumas perguntas podem nos auxiliar para identificar a primeira linguagem de amor.

  1. O que seu parceiro(a) mais deixa de fazer e que te deixa mais chateada(o)? Essa pode ser sua primeira linguagem de amor.
  1. O que você mais cobra que seu companheiro(a) faça? Essa pode ser sua primeira linguagem.
  1. Qual é a forma que você mais demonstra amor pela pessoa amada? Essa pode ser sua linguagem de amor.

Se mesmo depois de responder as três perguntas você não conseguiu identificar a sua principal linguagem, nem da pessoa amada, nada de desespero.

Uma outra forma é através de um pequeno jogo.
Enumere as cinco linguagens do amor junto com seu parceiro(a), da mais importante para a menos importante. Depois disso pergunte diariamente ao amado(a):
Como está o seu tanque de amor em uma escala de 0-10? Então, questione o que você pode fazer para que a outra pessoa se sinta mais amada. Aos poucos vocês vão conhecer melhor a linguagem de amor de ambos.

Um ponto importante é que conhecer a primeira linguagem de amor do (a) parceiro(a) não significa que podemos excluir as outras formas de expressar amor.

Devemos lembrar que todas as linguagens são importantes como forma de demonstrar nosso amor para a outra pessoa, mas conhecer  a nossa principal linguagem do amor, e do nosso companheiro(a), colabora para melhorar a comunicação entre o casal através das demonstrações de amor.

Afinal, amor é o que você faz e diz, e não o que você sente.


Fonte: Livro – Cinco Linguagens do Amor – Gary Chapman

Nenhum comentário: