Casamento

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A saga do apê

Assim que Beto e eu decidimos nos casar, uma coisa ficou acertada entre nós:

Ir em busca do sonho da casa própria.

Como diz o ditado: "Quem casa quer casa" e um dos primeiros passos é encontrar o nosso canto, transformá-lo no nosso lar e que seja identificado como a nossa cara. Aquele lugar em que temos prazer de ir ao fim de um dia estressante de trabalho e encontrar conforto, tranquilidade. Enfim, um lugar para chamar de lar.

Mas, apesar da empolgação, descobrimos que encontrar um lugar para chamar de lar em uma cidade grande é de fato um grande desafio. Primeiro por que a infinidade de bairros parece interminável, mesmo se restringirmos a uma região da cidade. Segundo por que precisamos considerar uma série de fatores como enchentes, transporte público, infra-estrutura local, segurança entre outros fatores. Terceiro por que precisamos definir se queremos um apartamento na planta ou usado, e cada um tem suas próprias implicações.

Se for usado, precisamos checar toda a documentação do apartamento, se não há débitos e todas as certidões negativas do dono do imóvel e do próprio imóvel estão em ordem. Isso sem falar na idade da construção, condição das tubulações, fiações, alvenaria, rachaduras e infiltrações. Uma infinidade de detalhes que deixa qualquer um tonto.

Até imaginamos que um apartamento na planta teria menos problemas que um usado, puro engano. São vários os fatores que fazem o apartamento na planta ser ou não uma dor de cabeça. Primeiro, precisamos imaginar o apartamento. O decorado até ajuda, mas o bom mesmo seria poder ver como ele será entregue, enxergar as divisões. Enfim, montar o apto na nossa cabeça.

Depois não podemos simplesmente confiar na construtora, afinal existe muito picareta por ai. É preciso investigar sobre a construtora, visitar outros empreendimentos, conversar com moradores de outros prédios, investigar as certidões da empresa e se não há qualquer problemas com procon ou outros orgãos. Isso sem falar nos prazos de entrega, no mínimo 2 anos para ficarem prontos.

Todos esses detalhes tem nos deixado de cabeça quente tentando resolver a fórmula:

Melhor Divisão de cômodos na Planta + Infraestrutura + Segurança - Trânsito - Enchentes - Dor de cabeça = Nosso Lar

Mas por trás dessa fórmula nada simples, ainda temos que conciliar o fator dinheiro, fundamental para fazer essa fórmula dar certo. Mas isso é assunto para o próximo capítulo da saga do apê.

4 comentários:

Emanuelle disse...

Realmente temos que levar em consideração todos esses fatores! No meu caso eu escolhi o apartamento na planta mas tem o fator tempo.
De fato transito e enchente temos que levar em alta consideração!

bjinhuss

Anne disse...

Eta, é mta coisa pra pensar mesmo! Bom mesmo é escolher com calma, pra encontrar um que renda o menor tanto de dor de cabeça possível... afinal, quem casa quer casa, não um godzila no meio do casamento...rs.

Boa sorte pra vcs!
Bjos

Isabela Kastrup disse...

Olá!
Adorei a visitinha e a saga do apê, rs! Sei bem do que vocês estão falando... Te desejo muita sorte e sucesso nesta empreitada.
Bjs

Priscilla Rocha disse...

Estamos vivendo o termindo da saga do apartamento.Comprando um apartamento na entrega das chaves, ou seja, novo, mas não recebemos ainda, pois assinamos o contrato em janeiro.Não vejo a hora de receber as chaves....Boa sorte e concordo com vc nos fatores que temos que levar em conta.Bjos